Dicas para começar a ter uma alimentação saudável

 

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Meus queridos,

Finalmente, após muita insistência vossa e muita vontade da minha parte, vou dar-vos as melhores dicas para terem uma alimentação mais saudável, que podem servir para perderem os quilinhos que têm a mais, ou apenas para vos incentivar a adoptarem um estilo de vida com melhores hábitos.

Mas, antes de vos passar as minhas ideias sobre uma boa alimentação, quero esclarecer aqui um mito que confunde ainda algumas pessoas e que as leva a cometer grandes erros: os hábitos alimentares saudáveis devem ser adoptados por toda a gente, independentemente do seu peso. Pensar que só as pessoas mais gordinhas devem comer bem é um perfeito disparate, pois os males, como as doenças cardiovasculares, o elevado colesterol mau (LDL), a diabetes, etc., não escolhem peso nem idade. Por isso, quem ainda pensar que, lá por ser mais magrinho, pode andar a alimentar-se de pizzas e de lasanhas, está completamente errado!

Eu sei que o fruto proibido é sempre o mais apetecido, neste caso, os alimentos que nos fazem mal são os mais saborosos. Mas está mais do que provado que há um conjunto de opções, também muito boas para o paladar, que fazem milagres pelo vosso organismo e que são essenciais num hábito de vida saudável:

Alimentos naturais

Os alimentos naturais, como o peixe (sem ser de cativeiro), a carne (de pasto livre), os frutos e os legumes (cultivados sem componentes químicos), são aqueles que devem privilegiar. Sempre! São os que melhor fazem ao nosso corpo, têm uma carga muito, muito baixa de hidratos de carbono e fornecem-nos as fibras e as proteínas necessárias para viver de modo saudável. Os ovos também podem incluir-se neste ponto, desde que as galinhas sejam criadas ao ar livre.

Alimentos sem aditivos

Os aditivos químicos abundam nos supermercados, basta olharmos para os rótulos para o comprovar. São maioritariamente usados para alterar a composição dos alimentos, ou para que tenham um melhor sabor e aparência, ou para que se aguentem semanas e semanas sem se estragarem. E isso é péssimo: engordam, provocam vários problemas de saúde (digestivos, gástricos ou intestinais), para além de nos conduzirem a muitas doenças. Assim sendo, o melhor que têm a fazer é fugirem do glúten (que é muito mau para o organismo) e também de todos aqueles produtos que têm as chamadas bruxarias: aqueles nomes estranhos, muitos deles acabados em “antes” (corantes, edulcorantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes, emulsificantes…) e em “ose” (lactose, dextrose, maltose, sacarose, frutose…), sendo que, estes últimos, correspondem todos a um grande vilão, o açúcar.

Alimentos de origem biológica

Pode ser bem mais cara, é verdade, mas é uma das melhores escolhas. O facto de ser biológico obriga a que os alimentos sejam cultivados em campos sem nenhum tipo de componentes químicos nem transformações na sua composição. São alimentos sem quaisquer elementos nocivos ao organismo, o que faz com que sejam mais caros, mas, em compensação, muito mais saudáveis. No entanto, há alguns que nos provocam dúvidas: por exemplo, o milho é ainda um alimento que gera controvérsia, pois ainda não está provado que aquele que nos chega aos supermercados não é cultivado de modo transgénico (modificado geneticamente). Conselho: se não conseguem suportar uma alimentação totalmente biológica, optem por alguns produtos, principalmente pelos que vos pareçam ser de um cultivo duvidoso. Comprem-nos, por exemplo, nas lojas Celeiro.

Alimentos pobres em gorduras trans

Por fim, não podia deixar de referir que os alimentos ricos em gorduras trans são outros grandes malfeitores e que nos fazem tanto mal, mas tanto mal, que podem condenar o nosso corpo por muitos anos. A gordura trans é uma gordura sólida, a preferida na fabricação de alimentos industrializados, formada por um processo químico chamado hidrogenação, que deixa os alimentos muto saborosos e bem mais apetecíveis ao nosso paladar, tornando-se, muitas vezes, em alimentos altamente viciantes. Falo do fast food, das bolachas, dos bolos, dos gelados, das batatas fritas de pacote e semelhantes, dos salgados, etc. Não quero com isto dizer que deixem de comer, para sempre, este tipo de alimentos, mas que reduzam, em muito, o seu consumo.

Optar por um estilo de vida equilibrado pode custar ao início, mas pensem nas grandes vantagens que o mesmo acarreta. E saibam também que o vosso paladar, mesmo que estranhe estes bons alimentos, vai alterar-se, adaptando-se aos novos sabores e aceitando-os gradualmente.

Espero que vos tenha realmente ajudado e que possa fazer a diferença nas vossas vidas. Desejo-vos toda a força deste mundo, caso comecem esta nova etapa, e, sempre que precisarem de uma motivação extra, aqui me têm!

1 beijinho