Benefícios de comer frutos secos

 shutterstock_116210527

Meus queridos,

Estão todos bem? Espero que sim!

Como já vos disse na publicação anterior, é preciso seguir certos hábitos para conseguirem adoptar uma alimentação saudável. Mas, se já os seguem, convém agora irem um pouco mais além e aprenderem certas coisas, que vos poderão ajudar muito no dia-a-dia. Por exemplo, devem saber que uma alimentação equilibrada privilegia o consumo do que é mais natural possível (peixe, carne, legumes, ovos e fruta), do que é biológico (que não leva químicos na plantação) e dos alimentos que têm as chamadas gorduras boas, como, por exemplo, o abacate, o salmão e os frutos secos.

E, hoje, as vítimas desta publicação são mesmo os frutos secos, alimentos que não dispenso na minha alimentação diária e que têm imensos benefícios à saúde, nomeadamente:

  • São compostos por gordura boa, ou a chamada gordura saudável, indispensável para o bom funcionamento do organismo;
  • Têm uma elevada carga de lípidos, entre 50 a 60%, ou seja, de gordura. No entanto, esta gordura é composta pelos ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares;
  • São munidos de vitamina E, que combate doenças do coração e a aterosclerose;
  • São uma óptima fonte de energia e saciam o apetite por muitas horas;
  • Ajudam a reduzir o colesterol total e o colesterol mau (LDL);
  • Previnem o envelhecimento precoce;
  • Controlam a tensão arterial e ajudam a fortalecer os ossos, visto que têm um bom teor de minerais;
  • São também ricos em fibras vegetais, que são as mais indicadas para o bom funcionamento dos intestinos.

 

Os imensos benefícios dos frutos secos são ainda muito desconhecidos. A realidade é que são vistos como alimentos caros, com uma grande carga de gordura e, consequentemente, potenciadores do aumento de peso. Mas, como tudo na vida, é preciso comê-los de forma moderada. E tanto faz mal comerem 1 quilo de frutos secos, como um quilo de carne de uma vez só, ou seja, a moderação é sempre a chave.

 

Eu confesso que como uma mão cheia de vários frutos secos por dia, quer sejam nozes, cajus, castanhas, amêndoas, figos secos, etc. Costumo guardá-los em vários frascos de vidro, devidamente identificados. E é verdade que têm um preço elevado, sim, mas vejam por este prisma: ao comerem só a dose recomendada por dia, e sendo que eles se conservam por muito tempo, têm frutos secos para o ano inteiro!

Eu adoro comer frutos secos! E vocês? 🙂

1 beijinho