Alimentos indicados para diabéticos

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Meus queridos,

Hoje a minha publicação é sobre um tema que não é muito agradável, a diabetes, mas sinto que tenho obrigação de vos falar disto, até porque esta é uma doença que ataca cada vez mais as crianças e os jovens portugueses, e que pode estar a rondar a vossa vida, caso não tenham o estilo de vida mais adequado.

Todos já devem ter conhecimento de que a diabetes deriva de uma hiperglicemia, ou seja, de valores muito altos de glicose no sangue. Simplificando, a diabetes dá-se quando existem valores demasiado elevados de açúcar no sangue e quando os níveis de insulina não são suficientes para combatê-los. Quem já nasce com uma considerável falta de insulina, ou começa a ter essas falhas na infância, tem a chamada diabetes tipo 1. No entanto, quem a desenvolve já na fase da adolescência ou mesmo na fase adulta, devido a um mau estilo de vida, a maus hábitos alimentares (excesso de açúcar e de fast food), ao sedentarismo ou à obesidade, tem a chamada diabetes tipo 2. Comparando estes dois tipos de diabetes, que se consideram como os mais comuns, pode dizer-se que a diabetes tipo 1 é a mais complicada de tratar, pois obriga a uma injecção de insulina todos os dias, até ao fim da vida. A diabetes tipo 2 pode também obrigar a este tratamento, dependendo dos casos, mas pode ser tratada apenas com uma extrema alteração dos hábitos de vida.

Porém, em ambos os casos, existe uma obrigação: a adopção de uma alimentação muito saudável e bastante cuidada. Para isso, basta que sejam consumidos determinados tipos de alimentos, como:

Abacate, azeite, nozes, castanhas, amêndoas, azeitonas, etc., porque apresentam as chamadas gorduras boas, as monoinsaturadas;

Salmão, cavala e sardinha, por serem peixes ricos em ómega 3 e também apresentarem gorduras boas, as polinsaturadas;

Carapau, pescada, dourada, corvina, robalo, etc., por serem peixes magros, com um baixo índice glicémico e uma carga quase nula de hidratos de carbono;

Perú e frango, também por serem carnes muito magras, com gorduras más quase inexistentes e muita proteína, essencial ao organismo;

Aveia, visto ter uma acção muito saciante e tornar bem mais lenta a absorção da glicose no sangue;

Legumes e fruta, essenciais numa dieta equilibrada, por serem munidos de muitas fibras e serem essenciais no processo digestivo e no bom funcionamento do trânsito intestinal. No entanto, apesar de sabermos que a fruta é importante na alimentação, alguma (como a banana ou as uvas) deve ser consumida com moderação, por já conter níveis de frutose (açúcar) um pouco elevados, e que, em excesso, podem agravar a situação.

Espero que a diabetes nunca faça parte da vossa vida, especialmente se for adquirida por maus hábitos. No entanto, caso estejam a passar por isto, não há nada que enganar: fazendo exercício físico de forma regular, bebendo muita água, cortando radicalmente nos açúcares, nos alimentos gordurosos e cheios de sal (especialmente os de pacote), bem como em todo o tipo de fast food e de refrigerantes, podem viver perfeitamente bem e de forma saudável, apesar da existência da doença. No fundo, basta que estejam focados em combatê-la.

Querer é poder, nunca se esqueçam!

1 beijinho